Comentários da Lição 9 (4o Trim/2017) por Membros da Classe do EJC

2 de dezembro de 2017

licao-2017-4

Nenhuma Condenação

VERSOPARA MEMORIZAR: “Agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm 8:1)

Paulo, um professor como já mencionado em nossos comentários nos traz uma reflexão que é ao mesmo tempo um desafio. Se não “há um justo sequer”, como podemos estar livres da condenação?

A lição desta semana nos ajuda a entender este desafio, logo no início do capítulo 8 que é o verso desta semana, usando a versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) lemos:
Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus.

O autor nos apresenta o segredo para estar livre da condenação. Uma amizade, um convívio diário, a busca contínua pela comunhão com o nosso Senhor e Salvador, podemos entender aqui o Viver pelo Espírito. Sabemos que “A obediência à lei não foi nem jamais pode ser meio de salvação”. Então em contraste com o capítulo 7 onde enfatiza-se a condenação da pessoa antes de sua entrega a Cristo vemos no desenvolvimento do capítulo seguinte Paulo nos mostrando que a “lei do Espírito da vida” se opõe a “lei do pecado e da morte” do capítulo anterior.

Não devemos esquecer que a liberdade que hoje usufruímos custou a vida do Unigênito de Deus, o sacrifício de Jesus representa prova incomparável de Seu amor por nós, amor que nos libertou e permitiu que pela graça sejamos salvos.

Estar em Cristo é viver em novidade de vida, assim nosso estilo, nossos hábitos e atitudes devem procurar parecer cada dia mais com a do nosso Criador.

Não há como não mencionar a lição para comentar segunda feira:
“No entanto, devemos lembrar de que fazer o que a lei exige não significa guardá-la suficientemente bem para ganhar a salvação. Isso não é uma opção, e nunca foi. Significa simplesmente viver segundo a capacidade que Deus nos dá; ter uma vida de obediência, em que crucificamos “a carne, com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5:24), uma vida na qual refletimos o caráter de Cristo.” (http://mais.cpb.com.br/licao/nenhuma-condenacao/)

Seguir a lei cerimonial ou moral não nos salvará como já mencionado, Paulo mais uma vez insta com os judeus de seu tempo e conosco hoje, que nossa salvação não se dará pelas obras, mas pela graça do sacrifício de Cristo. Em nossa vida somos dominados pela luta da carne x Espírito, assim como Paulo que não conseguia fazer o bem que queria, constantemente somos colocados frente aos nossos erros e quedas, ou seja por mais que tentemos jamais seremos perfeitos no cumprimento da lei. Para que haja vitória dependemos de alguém superior a nós, Alguém que como nós sofreu neste mundo e entende nossos desafios porém que venceu e tem poder para nos ajudar a cada dia sermos melhores. Mais uma vez é impossível não mencionar nosso manual semanal:
“Portanto, após a conversão, ainda haverá uma luta contra o pecado. A diferença é que a pessoa em quem o Espírito habita agora tem o poder divino para vencer. Além disso, visto que ela foi libertada da escravidão do pecado de modo miraculoso, torna-se constrangida a jamais voltar a servi-lo.” (Idem)

Somente aceitando que somos parte da família de Deus e por consequência herdeiros da Sua promessa, seguindo as palavras de seu Santo manual estaremos livres da condenação conforme proposto no estudo desta semana. Não há como finalizar essas considerações sem ouvir o nosso Comentário Bíblico Adventista:

“O plano da salvação não oferece aos crentes uma vida imediata livre de sofrimento e provações. Pelo contrário, convida-os a seguir a Cristo no mesmo caminho de abnegação e opróbrio […]. Mas é por essas provas e perseguições que o caráter de Cristo é reproduzido e revelado em Seu povo […]. Ao compartilhar dos sofrimentos de Cristo, somos educados, disciplinados e preparados para compartilhar as glórias futuras” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 625).