Meditação diária de 12/04/2018 por Flávio Reti

12 de Abril de 2018

12 de abril

A naja (Hemachatus haemachatus)

Salmos 56:4   “Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo, que me pode fazer a carne?”

Entre as cobras, a naja não é a mais venenosa e nem a mais perigosa, embora sua postura seja intimidante. Essa beleza toda esconde seu veneno capaz de matar um ser humano em poucos minutos. Sorte nossa, porque não existem najas no Brasil, elas são nativas da África e da Ásia. Mas as najas não são as piores do mundo, existem outras mais perigosas e mais letais. Temos a “krait malasiana” nativas na Indonésia, que além de possuir um veneno forte que pode paralisar o sistema respiratório, essas serpentes costumam cuspir seu veneno com a toxina na direção de suas vítimas a uma distância de 3 metros. Temos a “víbora da morte”, encontrada na Austrália que é a cobra que tem o ataque mais rápido do mundo. Ela dá o bote e em 0,13 segundos já está em posição de ataque para um novo bote. Depois temos a “serpente tigre”, nativa também da Austrália que só ataca quando ameaçada, mas quando ataca o bote é certeiro e a pessoa morre sem chance em 30 minutos. Em seguida temos a serpente “Taipan do Interior”, considerada a mais venenosa do planeta, porque com o veneno de um única ejaculada, 110 miligramas de veneno, é o suficiente para matar 250 mil ratos e cerca de 100 pessoas. A naja, que é a nossa proposta para hoje, tem um ótimo olfato e enxerga perfeitamente no escuro. Só não ouve, porque as cobras em geral são surdas. A naja também não é uma das maiores, ela chega até 5 metros, dependendo da espécie e também é uma cobra cuspideira.

O que nos interessa falar tanto de cobras, de veneno, de ação mortal se não pudermos tirar uma lição desse animal abjeto? É que ela foi usada por satanás no princípio quando enganou Eva no Éden. Satanás falou através de uma serpente, fazendo dela um médium para seus propósitos. Hoje as cobras em geral são símbolos de traição e todo mundo quer evitá-las a qualquer custo. Uma traição e um traidor ninguém esquece. Esqueceu de Judas traindo Jesus? Esqueceu de Joaquim Silvério dos Reis traindo Tiradentes?  Ninguém esquece uma traição. Por isso, seja uma pessoa confiável, íntegra e não se venda por nada neste mundo. É sabido que “a maior necessidade do mundo é de homens que não se compram e nem se vendam”