Meditação diária de 13/04/2018 por Flávio Reti

13 de Abril de 2018

13 de abril

O Ocapi (Okapia johnstoni)

Deuteronômio 8:3   “…para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo que sai da boca do Senhor, disso vive o homem”

O Animal em Destaque de hoje é o Ocapi, um mamífero estranho. Olhando assim você não sabe se é girafa, se é zebra, se é um cervo gigante, se é um cavalo, porque ele tem características de todos eles, inclusive rabo igual ao da vaca. A ciência diz que é um primo próximo da girafa e só é encontrado na República Democrática do Congo, no centro da África. A maior curiosidade do ocapi está na sua língua que é azul e pode medir 30 centímetros. Com ela ele colhe plantas para comer, lava as pálpebras e limpa as orelhas. Que língua, heim? É um animal solitário e de hábitos diurnos. Só se aproxima de outros na época de acasalamento. Os machos têm chifres cobertos de pele e de pelos e são considerados fósseis vivos, mas próximo da extinção por causa da caça descontrolada pelos nativos do Congo. A literatura afirma que os ocapis já eram conhecidos dos antigos egípcios, porque eles aparecem nas pinturas da época. 99% da população nunca viu e nunca ouviu falar dessa espécie de animal. Primeiro, porque só existe na África, e só nas florestas do interior do Congo. Se virem uma foto, não vão acreditar que tal animal exista, então, pra que serve esse animal? E se for extinto, o que o mundo perde com isso? Ninguém vai achar falta do ocapi.

Mas vamos inverter as coisas. Quem sabe que você existe? Quantos no mundo conhecem você? Se você morrer amanhã, quantos vão sentir a sua ausência? É sobre isso que vamos pensar um pouco, porque muitos passam por esta vida sem ser notados, sem nunca aparecer publicamente, nunca fizeram alguma coisa grandiosa, ou que, pelo menos, chamasse a atenção da humanidade. A maioria dos habitantes vêm e vão sem deixar saudades, sem deixar algum legado para a humanidade. De que valeu passar pela vida, ter sofrido, trabalhado, ter se sacrificado para depois cair no esquecimento? Não é assim e não será assim para os filhos de Deus. Viemos ao mundo com um propósito dentro do plano de Deus e devemos viver para sempre na terra renovada por ocasião da volta de Jesus. Esquece agora o ocapi e pense em você. Pra que você veio ao mundo? Sua vida, em particular, tem algum objetivo definido, claro, pelo qual valha a pena viver?